terça-feira, 9 de junho de 2009

IEMANJÁ


FOTO *Peça de gesso - 25cm - R$: 45,00* (Demonstração - cód: I2)

DIA: 02 de fevereiro
AUXILIA NA NECESSIDADE FAMILIAR, NA ESTRUTURA DE AMOR FRATERNAL E FILIAL, E BENS MATERIAIS. PROTEGE CONTRA NÁUFRAGOS.

No Brasil, a orixá Iemanjá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas. Em Salvador, ocorre anualmente, no dia 2 de Fevereiro, uma das maiores festas do país em homenagem à "Rainha do Mar". A celebração envolve milhares de pessoas que, trajadas de branco, saem em procissão até ao templo-mor, localizado próximo à foz do rio Vermelho, onde depositam variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e toda sorte de agrados.

Existe um sincretismo entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da Mitologia Africana Iemanjá. Em alguns momentos, inclusive festas de homenagem, as duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro. Costuma-se festejar o dia que lhe é dedicado, com uma grande procissão fluvial. Uma das maiores festas ocorre em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, devido ao sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes, que é a padroeira da cidade.

Na Umbanda, é considerada a divindade do mar, além de ser a deusa padroeira dos náufragos, mãe de todas as cabeças humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, ficamos muito felizes com o seu comentário!